Notícias   



Governo atende 28 mil pessoas com instalação de sistemas de abastecimento

Aumentar o texto: A- | A+
Vinte e oito mil moradores de 101 municípios da Paraíba serão beneficiados com a instalação de 203 sistemas de abastecimento de água. A previsão de atendimento, até o fim deste ano, é de sete mil ligações domiciliares, com um investimento de aproximadamente R$ 36 milhões. A ação faz parte do Programa Água para Todos, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Os sistemas de abastecimento de água são compostos de perfuração de poços tubulares, captação de água com a utilização de bomba submersa, adutora para enviar água para a caixa d'água elevada, com capacidade para 10 mil litros, serviço de tratamento, instalação da rede de distribuição e ligações domiciliares. Para viabilizar o funcionamento é efetuado um acordo de gestão entre o Governo do Estado, os municípios contemplados e a comunidade.



De acordo com coordenador estadual do Programa Água Para Todos José Hélio Ferreira, o programa é desenvolvido em todas as regiões da Paraíba e conta atualmente com 154 sistemas em funcionamento, 36 em fase de execução e 13 a serem iniciados. “A previsão é de que os 203 sistemas estejam em funcionamento até mês de dezembro, conforme planejamento do programa”, disse.



Barragens e Barreiros – Outra ação do Programa Água para Todos é a execução de obras de construção de barragens, os chamados barreiros, para acúmulo de água. Para esta ação foi firmado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério de Integração Nacional, um convênio de aproximadamente R$ 8,4 milhões, para execução de 177 barreiros, beneficiando quatro mil famílias.



Segundo o coordenador José Hélio estão em funcionamento 105 barreiros e os demais em processo de execução. “A obra consiste na construção de pequenas barragens de acumulação de águas, para atendimento agricultura de pequeno porte e para o uso dos animais”, concluiu.

Leia mais em: https://www2.pbagora.com.br/noticia/paraiba/20180618100635/governo-atende-28-mil-pessoas-com-instalacao-de-sistemas-de-abastecimento-de-agua

 » Galeria de Fotos
 


Fonte: www.pbagora.com.br  

 » Notícias Relacionadas

  12-07-2018 Lagoas de VV serão usadas para abastecimento de água em períodos de estiagem.
  11-07-2018 João Grandão solicita perfuração de poços artesianos na Aldeia Limão Verde.
  10-07-2018 Prefeitura de Lagoinha do Piauí realiza obra para regularizar o abastecimento d’água.
  10-07-2018 Nível dos reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul é pior dos últimos três anos.
  10-07-2018 Embasa informa interrupção no abastecimento de água no distrito de Humildes, em Feira de Santana.
  09-07-2018 Saltinho busca reduzir índice de perda de água com concessão do serviço à Sabesp.

 

Parceiros


Publicidade